Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

Rádio na Escola: a conexão do futuro

Projeto já implantou nove rádios durante os quatro anos de criação
Professora Vera em orientação para alunos e professores
Desenvolver habilidades de comunicação, a autoestima, instinto de liderança e iniciativa. Quantas pessoas não gostariam de ter essa oportunidade?  Essa é a realidade vivida por crianças e adolescentes de nove escolas do município de Ijuí que através do Projeto Rádio na Escola conhecem o processo de produção e edição, além de entender a recepção de mensagens e os conteúdos produzidos pelos diferentes meios a partir do rádio. O projeto de extensão, que faz parte do curso de Comunicação Social da Unijuí, existe desde 2008 e é orientado pela professora Vera Raddatz.
Segundo ela, inicialmente o projeto foi implantado em escolas da rede estadual de ensino, tendo a primeira escola municipal engajada ao projeto no primeiro semestre deste ano. Vera explica que além das inúmeras habilidades desenvolvidas ao decorrer do processo de implantação da rádio, eles desenvolvem também uma qualidade muito importante que é a responsabilidade com os assuntos da rádio, além de aprender a lidar com as diferenças de ideias que acontecem nas discussões de pautas.
Para operacionalizar o uso da Rádio, alunos e professores são capacitados através de oficinas de capacitação e tem seu desenvolvimento acompanhado pelo Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE) de Ijuí e pela monitora do projeto. Os programas desenvolvidos pelos alunos vão ao ar na hora do intervalo das aulas e são planejados, organizados e produzidos pelos alunos com a coordenação de um professor, conforme explica a bolsista do projeto, Daniele Santos (confira a entrevista sobre o processo de desenvolvimento do projeto na íntegra). A programação varia entre notícias, reportagens, músicas, entrevistas, dicas, rádio teatro, entre outros, sempre partindo das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Alunos colocando em prática exercícios aprendidos
A professora Sonilda da Silva, coordenadora do projeto no Colégio Modelo, que iniciou em 2010, ressalta a importância da realização de atividades como essas especialmente para a divulgação dos eventos da escola. “A criação da rádio foi benéfica para os alunos e a comunidade escolar em geral, pois criamos um espaço de comunicação para divulgar nossas próprias atividades e eventos”, diz. Ela também cita a evolução dos alunos na fala, escrita e na formação como leitores, além de se adaptarem ao uso correto da internet e as ferramentas de pesquisa.
Já a professora Simoni Friederich, diretora do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, onde foi criada, no início deste ano, a Rádio Mandio, que une alunos do Ensino Fundamental e Médio que precisam trabalhar em conjunto para elaboração da programação da rádio. “O projeto ajudou muito nossa escolas, especialmente nos eventos que realizamos. Há algumas semanas, fizemos o Dia da Família na Escola e a Rádio Mandio transmitiu toda programação para os alunos durante os dois turnos em que ocorreu o evento”, explica e salienta: “isso só foi possível através do projeto que também beneficiou a formação pessoal de nossos alunos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário