Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Colocando a teoria em prática

Por Vanessa Bruinsma, Patricia Kuhn e Leonardo Fabrim

A teoria é necessária, mas importante mesmo para os alunos é a produção, o momento de colocar a mão na massa e mostrar os conhecimentos. Ir em direção a realidade fora de sala de aula é um passo importante para a construção do futuro profissional da área de jornalismo.


Emerson Scheis, Genaro Caetano, Pâmela de Moraes
e Katiuze Brill apresentaram o programa
         na rádio São Luiz, de São Luiz Gonzaga.
Créditos: Margarida Goldschmidt 
Com concentração na produção, o curso de Comunicação Social da Unijuí, após uma reformulação do currículo está focado em preparar profissionais para o mercado de trabalho. Com essa mudança, a partir do 6º semestre os alunos vivenciam as cadeiras de produções técnicas. Entre essas produções está a produção de áudio I, na qual 18 alunos apresentaram um programa de rádio, ao vivo. A proposta do curso é de que os alunos sejam profissionais multimídias, sabendo trabalhar em todas as áreas, como, texto, áudio, vídeo, foto. A teoria na prática é uma maneira de aproximar os estudantes do mercado de trabalho.
                                                                    
A disciplina de produção de áudio I, ministrada pela professora Vera Raddatz visa à produção jornalística sonora voltada para as diferentes mídias. Para isso a professora faz uma relação entre os fundamentos da linguagem em áudio com os diversos suportes jornalísticos, voltados para a produção multimídia. Dessa maneira o acadêmico apresenta contato com suportes tradicionais e os novos meios, buscando a excelência em ambos.

Durante todo segundo semestre de 2011 os alunos de produção de áudio buscaram conhecimentos nas mais variadas áreas voltada às mídias sonoras. Todos os trabalhos realizados tiveram o intuito de colocar a teoria em prática. Como avaliação final da disciplina e também para testar o conhecimento dos alunos, a professora Vera Raddatz, desafiou os acadêmicos a realizar um programa de rádio, ao vivo.

Os alunos receberam o desafio como oportunidade para colocar em prática os conhecimentos e também para vivenciar a profissão, aproveitando também essa oportunidade para aprimorar as experiências. Distribuídos em várias emissoras da região, os alunos criaram seu próprio programa, organizando roteiro, entrevistas, sonoras, notas, tudo organizado em uma hora de programa.

Para a aluna de jornalismo, Pâmela Andrade de Moraes, que apresentou seu programa na rádio São Luiz, de São Luiz Gonzaga, ter a teoria em sala de aula é importante, mas mais valido é poder vivenciar a realidade do mercado de trabalho. “Acredito que a teoria é muito importante, mas é necessária a complementação com a prática. Realizar um programa, ao vivo, dentro de uma emissora conceituada, é muita responsabilidade. Chega aquele momento em que não se pode fugir e também não há oportunidade para erros. As pessoas estão escutando você, elas estão sedentas por informação e o mínimo que você pode fazer é passar para elas essa informação da melhor maneira possível e com qualidade. Essa experiência valeu muito, pois faz com que os estudantes de comunicação estejam inseridos dentro do mercado de trabalho, vivenciando a nossa possível realidade”, comenta a acadêmica Pâmela.


Tais Machado e Luana Costa
apresentaram o programa na rádio web, Canes.
Créditos: Douglas Dorneles da Rosa

De acordo com a aluna, Tais Machado, que apresentou o programa na Rádio Canes, uma rádio web de Ijuí, apresentar um programa ao vivo é uma grande responsabilidade, pois as pessoas estão acompanhando o trabalho e ao mesmo tempo vão perceber as falhas. “A experiência foi bem interessante. A oportunidade foi muito valida para a vida profissional. A tarefa e a responsabilidade de apresentar um programa ao vivo são importantes, pois assim temos o contato e a vivencia da profissão na área radiofônica”, explica a estudante de jornalismo, Tais.

A ideia do curso de Comunicação Social da Unijuí, principalmente na habilitação jornalismo, é de que as disciplinas de produção façam com que os alunos se sintam inseridos no mercado de trabalho, aproximando assim, a futura realidade a ser vivenciada. Dessa forma, os semestres de teorias em sala de aula vão sendo deixados de lado para então dar espaço para os semestres de produções, no qual o foco é nas práticas.

Um comentário:

  1. Vanessa, muita teoria nessa hora! [sorrio] Abraço do blogueiro de terra distante!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (@JefhcardosoReal)

    Convido-te para que leia e comente ‘A PEQUENA LOJA’ ao pé da pagina inicial do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir