Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

Primavera: flores e espirros


Estação do amor, a primavera iniciou no dia 23 de setembro. Considerado por muitos como o mais belo período do ano, esse é momento em que as plantas florescem e espalham o seu inconfundível perfume pelos jardins e bosques das cidades. Mas aí está o problema segundo a especialista em alergias e imunologia, Érica Ferreira Romano: “A polinização de diversas plantas nesse período afeta o sistema imunológico de algumas pessoas, pois reage de forma exagerada diante da presença dessa substância”.
Tendo rinite alérgica, sinusite e um princípio de asma, desde os seis anos a estudante de Comunicação Social, Michelle Tjäder, conhece muito bem o assunto. Com o fim do inverno, espirros e coceiras são frequentes para Michelle: “Espirro milhares de vezes, durante o dia, não consigo dormir direito devido ao entupimento do nariz e uma coceira irritante na garganta”.

Explicação
Apesar de ser um caso mais grave, a alergia de Michelle não é incomum, uma em cada sete pessoas sofre de rinite alérgica e tem seus sintomas intensificados na primavera, de acordo com a Doutora Érica. No entanto o problema acontece devido ao nascimento de diversas gramíneas, que florescem e o vento característico dessa estação espalha o pólen. “É comum ouvirmos as pessoas falarem que os Ipês e outras tantas árvores são os causadores dessa hipersensibilidade imunológica, mas é errado afirmar isso. Essas árvores também têm sua culpa, mas a maior é das gramíneas, esses matos aparentemente inocentes que existem em todos os lugares”, afirma a especialista.

Estação mais bonita
A estudante de Estética e Cosmetologia da Unijuí, Nicole Krieger, é uma das poucas pessoas de sorte que não sofrem gravemente com a primavera. Com uma rinite alérgica com sintomas de menor intensidade, a jovem diz adorar a estação. “Tenho uma alergia comum, nada que me impeça de aproveitar a estação linda que é a primavera. Essa é a estação na qual nascem as flores, e deixam a cidade mais bonita, colorida e cheirosa, fico feliz em poder aproveitá-la”, garante. A estudante explica ser apaixonada pela primavera: “Não é muito quente, nem muito frio, estação meio termo, o dia volta a ficar mais longo, a disposição aumenta. Prefiro a primavera ao outono, já que nela saímos de uma condição fria para um calorzinho”. A jovem Michelle com todos os motivos para não gostar da estação afirma: “Apesar de tudo eu acho a primavera uma estação muito bonita, pena que ela me faça sofrer”.
Para se prevenir contra as alergias consulte o Boletim Polínico para saber as concentrações dos polens no ar. Confira aqui outras dicas de prevenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário