Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ijuí foi capital da Arte Gaúcha

Por: Gislaine Windmöller, Daniele Santos e Kassieli de Mello


CTG Tropeiro Velho
Foto: Gislaine Windmöller

Para quem participa de um CTG, não é apenas em setembro que as pilchas saem do roupeiro. Muitas pessoas perguntam: por que ensaiar tanto para dançar só na semana farroupilha? Mas a maior parte dos grupos se dedica para um grande evento: o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha – Enart, que aconteceu no último final de semana, em Ijuí.
É pelos 20 minutos que passam em um tablado que os integrantes das invernadas ensaiam exaustivamente, pelo amor a tradição e pelo gosto pela dança. O evento também divulga a tradição gaúcha através da chula, intérpretes solistas vocais, gaita e violão, modalidades presentes na competição.
         O Enart é considerado pela Unesco o maior festival de arte amadora da América Latina. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG –, é dividido em três etapas: regionais (realizadas dentro de cada região tradicionalista), inter-regionais e a grande final. A última etapa acontece sempre em Santa Cruz do Sul e as outras duas são escolhidas todos os anos pelas coordenadorias regionais.
CTG Gaspar da Silveira Martins
Foto: Gislaine Windmöller
         Pela primeira vez em 26 anos, a inter-regional do Enart foi realizada em Ijuí.  Cerca de dois mil participantes se mobilizaram para as competições, realizadas no Ginásio Municipal Wilson Manica, CTG Chaleira Preta, na sede do Grupo Folclórico Fogo de Chão e nos auditórios do DEMEI (Departamento Municipal de Energia) e da escola IMEAB (Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil).
         Da inter-regional disputada, participaram 17 grupos pela Força A e 22 pela Força B. Classificaram-se oito grupos de cada categoria que irão disputar a final em Santa Cruz do Sul nos dias 18, 19 e 20 de novembro.
         O evento atraiu visitantes de várias cidades do estado e, inclusive, de fora, reforçando que a tradição gaúcha aproxima e integra as pessoas. Por isso, a cidade de Ijuí foi, por dois dias, considerada a capital da Arte Gaúcha.





Integração dos dançarinos
Foto: Rosane Barbian
Aldeia dos Anjos: o maior campeão do Enart
A invernada adulta do CTG Aldeia dos Anjos conquistou por dez vezes o título de campeã do estado em danças tradicionais gaúchas. A história do grupo começou no antigo Fegart (atual Enart) e hoje é modelo para outras invernadas.
Representou o município, o estado e o país em vários festivais internacionais promovidos pelo CIOF (Conselho Internacional dos Festivais de Folclore) e conquistou inúmeros rodeios nacionais e internacionais.
Além de ser decacampeão estadual na categoria adulta, é também tetracampeão estadual mirim, campeão estadual juvenil e tricampeão estadual xirú.
Dessa forma, em 1° de junho de 2006, o CTG Aldeia dos Anjos foi tombado como patrimônio histórico cultural do Estado do Rio Grande do Sul, conforme lei n° 12.518, sendo exemplo na divulgação das tradições gaúchas através das suas atividades artísticas e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário