Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FEIRA DO LIVRO

A 19ª Feira do Livro de Ijuí já tem a data definida para sua realização. Com o tema "Ijuí, 100 anos contando histórias", em alusão ao centenário do município, irá acontecer na semana de 09 a 13 de novembro. A programação é diversificada e conta com um passeios temáticos, concurso literário, dentre outras atrações culturais.
O patrono da feira deste ano será o ex-prefeito de Ijuí Sady Strapazon. Ele está escrevendo um livro que conta a história de sua família, desde a saída de seu avô da Itália rumo ao Brasil, até os dias atuais. Strapazon se identifica com o tema da Feira do Livro porque é um conhecedor da história de Ijuí, de fatos pitorescos a trajetória política do município. “Sou muito procurado pelas escolas e universidades para contar histórias aos estudantes”.
O patrono de uma Feira do Livro é escolhido por ter se destacado junto à comunidade local devido as suas produções literárias, artísticas e culturais. Dentre os personagens que já foram homenageados em feiras do livro no Brasil podemos destacar os ilustres Erico Veríssimo e Mario Quintana, Caldas júnior, Larry Wizniewsky e Ruy Carlos Ostermann dentre muitos outros notáveis.
Em Cruz Alta, durante a Feira do Livro deste ano, ocorrida em agosto, o homenageado foi o escritor e pesquisador Rossano Viero Cavalari. Nascido em Santiago, Cruz-altense por adoção desde a década de 70, ficando conhecido, inicialmente, pelo seu trabalho como radialista e como premiado compositor nativista. Sua obra conta com três livros publicados “O Ninho do Pica paus”, “A Gênese de Cruz Alta” e “Os olhos do General” todos relacionados com sua pesquisa sobre a história da cidade. Na feira do livro ele lançou, o que ele classificou como um “projeto maluco”, o “Dicionário Histórico e Ilustrado de Cruz Alta” e promoveu a 3ª Visita Orientada (foto com o megafone) aos pontos turísticos e históricos da cidade onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de Cruz Alta andando por locais onde ela efetivamente aconteceu. “Esta obra contém biografias, expressões e termos populares, fatos, documentos, comércio, indústria, ruas, logradouros, sociedade, cultura, economia, revoluções, geografia, educação, tradição, história e tantas outras áreas que foram extraídas das entrelinhas e transformadas em verbetes para o gosto do leitor. Apesar de não ter nascido aqui adotei o município de Cruz Alta e é com grande satisfação que cumprimos uma função de contar um pouco da história da cidade”, conta o autor.
A História
Na metade do Século XX, em São Paulo-SP foi fundada, por várias editoras, uma entidade representativa chamada Câmara Brasileira do Livro (CBL). Num momento de efervescência cultural, vários editores demonstraram a preocupação de “deselitizar” o livro. E nada melhor do que uma feira popular com preços acessíveis a toda população. Com o slogan “Livro, presente de amigo”, na campanha publicitária, a CBL iniciou uma serie de eventos que buscavam promover as produções escritas do Brasil e distribuir lançamentos estrangeiros. Nascia assim a primeira Feira Popular do Livro no Brasil em 1951.
A partir daí esse evento ganhou outras proporções e foram fundadas outras feiras em diversas cidades brasileiras. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Passo Fundo, Curitiba etc. Com o apoio de entidades governamentais, editoras, livrarias e “sebos” esse evento cresceu em tamanho e importância. Hoje um dos eventos mais populares em Porto Alegre-RS , por exemplo, é sem duvida a Feira do Livro (desde 1955) que é acompanhada de outras manifestações culturais como música, teatro, brincadeiras e filmes.

Daniel Ndala, Juliano Schmechel e Marcos Oliveski

Nenhum comentário:

Postar um comentário