Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Preservar o saber


Por Lisiane Sackis


Os alunos que frequentam a Biblioteca Universitária Mário Osorio Marques no campus Santa Rosa são incentivados durante todo o ano a se engajar em uma campanha permanente de preservação dos livros. Os 40 mil exemplares vão de periódicos até livros sobre as mais diversas áreas do conhecimento. O trabalho dedicado de manuseio e organização do material é feito por três assistentes em dois turnos: tarde e noite. O desafio das bibliotecárias é conscientizar os estudantes da importância de preservar o acervo para ter acesso ao saber. Por isso, elas entregam aos frequentadores da biblioteca marcadores de página com orientações sobre os cuidados.

Na semana do livro , a partir do dia 18 de abril, o trabalho se intensifica, inclusive com distribuição de panfletos informativos e uma exposição com os livros danificados. A assistente da biblioteca Paula Chrisothemos, que está há 2 anos na universidade, conta que é um trabalho constante: “ O que dá mais resultado é o corpo a corpo. A gente explica a importância do cuidado no dia a dia do atendimento”.



Regra básica: manter muito cuidado no manuseio dos livros
 A falta de cuidado com o acervo é o principal problema enfrentado e vai desde o aluno que arranca páginas até aquele que rabisca, molha, suja ou usa fitas adesivas que danificam o exemplar. O trabalho de recuperação é delicado e feito em Ijuí pelas bibliotecárias que tiveram um treinamento especial para isso. Muitos não retornam, por não terem condições de recuperação. Para alertar os universitários,algumas dicas são enfatizadas nos murais da biblioteca, como evitar grifos e anotações nas páginas, usar grampos, clips,alimentar-se ou fumar ao manusear os livros, dobrar as pontas das páginas, fazer qualquer tipo de reparo ou ainda expor os livros ao excesso de luz, calor e umidade.

Para que todo esse acervo possa ser consultado e preservado são necessárias atitudes simples como a conscientização do aluno, um cuidado que reflete a educação e a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário