Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vozes femininas nas rádios de Ijuí

Por Ana Paula Badke da Silva
  

O rádio ultrapassou barreiras e deu origem a muitos avanços na sociedade, tanto na comunicação como no direito do cidadão à informação, consolidando-se como o grande veículo de notícias e prestação de serviços. Mas que voz é essa que sai dos microfones das rádios?
            Para conquistar as mesmas vagas que os homens no mercado de trabalho, o desafio feminino sempre teve um grau maior de dificuldade. Mesmo tendo sua imagem fortalecida e conquistado um espaço mais participativo na sociedade, no rádio, as mulheres sempre representaram um papel coadjuvante. A participação feminina por muito tempo ficou limitada à música e às radionovelas, pois a mulher não tinha credibilidade suficiente para atuar na área jornalística.

Lisete Maria

Em Ijuí, a presença masculina na programação das emissoras de rádio ainda é maioria.
 No início, as mulheres se faziam presentes nas locuções fazendo propaganda comercial. A programação era totalmente exercida pelos locutores homens. Com muita persistência, dedicação e profissionalismo mudaram essa história. Quebraram paradigmas, desmitificaram a profissão e abriram caminho para que outras mulheres passassem a conviver e disputar os mesmos espaços com os homens.
Vozes femininas que fizeram e fazem história em Ijuí:

- Lysette Maria Lenz: Sua carreira no rádio começou em 1961, na Rádio Progresso, onde apresentava o programa “Rádio Revista Feminina”. Em meados dos anos 70, passou para a Rádio Repórter, onde assumiu a apresentação do programa “Comunicação em Sociedade”. Durante 30 anos construiu, através do microfone, uma sólida carreira. Lysette se despediu do microfone da Rádio Repórter dia 20 de abril de 1995 e faleceu no dia 8 de dezembro de 2000 vítima de câncer.


- Ieda Maria Calegaro: Seu primeiro emprego foi no ano de 1982, na Rádio Progresso de Ijuí. Há 16 anos na Rádio Repórter, Ieda é responsável pela produção e apresentação do Programa “Comunicação e Sociedade” de segunda a sábado das 11h ao meio dia. É um programa com público e assuntos diversificados como moda, saúde, divulgação de festas e eventos, além da preocupação em levar a reflexão religiosa e entrevistas com profissionais em suas respectivas áreas.



- Priscila Callegari: Formada desde 2008 pela UNIJUI, trabalhou por dois anos na Mundial FM. Atualmente trabalha na Rádio Progresso. Nas rádios, atuou geralmente como locutora, redatora e repórter apresentando programas variados, musical e social. A opção pelo trabalho em rádio veio na faculdade, onde recebia elogios dos professores pela boa dicção e pelo timbre de voz.

As mulheres de Ijuí ocupam hoje horários que antes era privilégio dos homens. Já observam-se vozes femininas em temas regionais e programação AM. Continuam reinando absolutas nos programas de cunho religioso e social.

Todas essas mulheres merecem um lugar de destaque em nossas memórias, pois elas, com suas vozes aveludadas, seus carismas, suas características, contribuíram sobremaneira, para tornar as programações das emissoras de rádio mais suaves, delicadas e humanas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário