Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Assessoria de imprensa na região

Por Silvia Torma

A assessoria de imprensa é uma ferramenta da comunicação que faz a ponte entre uma instituição ou pessoa física e a imprensa. Ela se faz necessário no processo de envio de informações dirigidas para os meios de comunicação, sempre com um cunho noticioso (reportagens, matérias, colunas...) e não comercial, para que dessa forma conquiste um espaço editorial espontâneo nas mídias.  O objetivo desse processo, é aproximar a imprensa da realidade da instituição ou assessorado, para que se trabalhe a informação e imagem do mesmo.
É através dessa ferramenta, assessoria de imprensa, que os assessorados (instituições públicas ou privadas, ou até mesmo pessoas físicas, como pessoas públicas e personalidades públicas) conseguem difundir sua imagem. O assessor normalmente é alguém com formação em Relações Públicas ou Jornalismo, e tem a função principal de repassar para os meios de comunicação as informações relevantes, ocasionando um processo de informação, prestação de contas e principalmente, uma imagem positiva do mesmo, através de formação e/ou mudança de opinião.
Esse processo de construção da imagem do assessorado, se dá ainda dentro da instituição através de um trabalho de seleção e identificação de assuntos e ações pertinentes ao grande público, de um trabalho de criação de situações para que se dê essa cobertura, uma relação sólida e confiável com os meios de comunicação, implementação da cultura de comunicação com o assessorado, e por fim, divulgar informações pertinentes ao grande público através de cobertura editorial.
Em nossa região, observamos que tem-se aberto, nos últimos tempos, um mercado para essa profissão, muitas prefeituras e instituições que antes não viam importância nesse aspecto, hoje abrem suas portas para profissionais da área da comunicação, para que se faça esse processo de forma profissional e não mais de maneira amadora como se via em tempos atrás.
Segundo a jornalista Lisandra Steffen, Prof. de Política de Comunicação e Assessora de Imprensa da Prefeitura de Santa Rosa, “o mercado para profissionais da área de comunicação atuarem é o que mais cresce. Hoje cerca de 30% dos profissionais que se formam em comunicação social trabalham nessa área. Acredito que esse mercado deverá crescer ainda mais no interior, pois as empresas, instituições, cooperativas, enfim, estão percebendo a necessidade de ter um setor de comunicação para atuar com jornalismo, publicidade e relações públicas”. Isso se dá pela visibilidade que o processo de assessoria tem dado às instituições, em tempos de transparência e de um cidadão mais participativo.
“O trabalho que um profissional formado pode realizar é fantástico tanto de comunicação interna quanto externa” ressalta Steffen.

2 comentários:

  1. Olá, faz algum tempo que estamos tentando contatar com Lisandra Steffen, minha filha Ariadne, fez uma matéria em 2009 com Lisandra teffen referente ao dia da criança, Ariadne foi apresentadora por um dia. Hoje, ela está com 14 anos, e gostaria muito de revê-la (Lisandra Steffen). Se você puder nos ajudar agradecemos muito.
    Att.
    Lúcia Helena e Ariadne Barbosa Trápaga.
    http://lucinhahb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir