Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Etnia Holandesa: valores carregados na mala são eternos


Imigrante holandês Dirk Commandeur e sua família.


Os imigrantes holandeses, que chegaram ao Brasil em abril de 1911, difundiram sua influência em diversos estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná . O ser humano é um ser muito social, permitindo-se assim conviver com outros da espécie, mesmo que de diferentes identidades. E é desse convívio que nasce a relação cultural, a própria raiz da genialidade e da diversidade humana.
A vinda dos holandeses para o Brasil apresenta um fato importante, comparado a outras etnias. Os holandeses foram a única etnia presente nos três momentos institucionais do país, o período colonial, período imperial e período republicano.
Holandeses deixaram suas marcas no solo brasileiro. Hoje, uma conjunto de saberes e fazeres ainda se fazem presentes, a aplicação de produção na agricultura, pecuária, empreendedorismo, entre outros, são valores presentes até hoje e que jamais serão perdidos, tanto por descendentes como por pessoas que fazem parte de outras etnias.
Um pequeno grupo de imigrantes holandeses, chegou a Ijuí em julho de 1908. Esses imigrantes eram originários da Província de Noordland, localidade de Purmerend, na Holanda, e quando aqui chegaram foram alojados no barracão até que fossem destinados para os lotes que  lhes estavam reservados, localizados entre as Linhas 5 e 6 Norte, no atual distrito de Chorão. Esses pioneiros pertenciam as famílias, Commandeur, Owergoor, Hamaieer, Reithower, Kleÿn, Van Der Ham, Blom e Beust. Vários desses permaneceram em Ijuí, construindo aqui, sua nova vida.
Os holandeses revelaram senso de iniciativa e mostraram já no início os valores trazidos na mala. Com um espírito de organização, união e integração, realizaram a criação da Cooperativa Mista Tuiuti Ltda e a Cooperativa de Inseminação Artificial.
Segundo Theodora, Commandeur, filha do imigrante Dirck Commandeur, seus pais vieram para o Brasil, principalmente para a cidade de Ijuí, na procura de um lugar para morar e de condições melhores de vida. Os valores trazidos de suas cidades nunca foi esquecido, pelo contrário, assim que os pés estavam firmados em Ijuí, mostraram suas forças. Um espírito de união que poucos possuem. Esses imigrantes sempre tiveram uma preocupação com as causas coletivas e estavam preocupados com a busca de objetivos comuns.
Valores esses trazidos em uma longa viagem, mas que hoje, para muitos, principalmente para os descendentes, são o orgulho da etnia. Orgulho de ter se firmado em terras distantes das de suas reais raízes, tudo isso sem nunca deixar para trás os ensinamentos da cultura. Valores morais e éticos que nunca estarão longe e jamais serão esquecidos e sim, repassados para todas etnias, em qualquer solo.

Um comentário:

  1. Meu bisavó também foi agricultor na linha 6 oeste em Ijuí onde está enterrado até hoje... A família veio de Groningen países baixos... Estou descobrindo bastante coisa em relação a história da minha família...abs

    http://www.belgraver-warffemius.nl/genealogy/familygroup.php?familyID=F1167753296&tree=stamboom1

    ResponderExcluir