Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Colorados e gremistas têm mais dois Gre-Nais pelo Gauchão 2011

Mesmo com o jogo transmitido em TV aberta, algo que ajuda a manter parte dos espectadores em suas casas, o público que se reúne em estabelecimentos comerciais para assistir às partidas de seu time manteve o costume ao acompanhar o Gre-Nal do dia 1° de maio, jogo que decidiu o título da Taça Farroupilha, equivalente ao segundo turno do Gauchão 2011.

Em Panambi, os tradicionais redutos de colorados e gremistas receberam um bom número de torcedores. O Cachorrão do Alemão, ponto de encontro dos gremistas na cidade durante os jogos, manifestava grande euforia com a banda da Geral panambiense do Grêmio cantando com entusiasmo. Entre os cânticos entoados, é claro, estavam os de provocação ao Inter. Já no Bar do Tuco, reduto colorado no município, não houve cantoria da banda da Torcida Popular de Panambi, mas a confiança na vitória também era grande por parte dos torcedores. “Amanhã, a manchete no jornal: ‘Grêmio vence por 0 a 3’”, divertiu-se um colorado, quando o jogo já estava 1 a 0 para o Internacional.

Opções dos técnicos
A não-escalação do jovem atacante Leandro entre os titulares de Renato Portaluppi desagradou aos amigos gremistas William Perine, 16 anos, e Ezequiel Dill Martins, 17, estudantes, que assistiam ao jogo no Cachorrão do Alemão.
“O Renato deveria ter iniciado com o Leandro no lugar do Borges. Na verdade, o Borges tinha de ter ido embora junto com o Carlos Alberto”, enfatizou Ezequiel, referindo-se ao atleta dispensado pelo Grêmio há poucos dias.

Renato Portaluppi optou por iniciar o jogo com uma formação mais defensiva, um 3-6-1, diferente das anteriores, e foi assim que retirou Leandro do time titular para esta partida, deixando Borges sozinho no ataque. Aos 23 minutos do primeiro tempo, saiu o gol do Inter, com Leandro Damião – curiosamente, logo depois do gol, Renato colocou Leandro em campo. O excesso de zelo por parte do treinador gremista no time titular mandado a campo foi criticado pelo estudante William. “Quem muito se defende acaba tomando. Gre-Nal precisa ser jogado para cima”, avaliou, após o gol colorado.

No Bar do Tuco, o colorado Alexandre Martins dos Santos, 32 anos, gostava do que estava vendo. Com 1 a 0 no placar para o Inter, afirmou que a escalação para o jogo tinha sido a ideal, na sua constatação.


Paulo Roberto Falcão escalou o Inter no tradicional 4-4-2. No ataque, um centroavante, Leandro Damião, e um jogador que atua mais aberto pelos lados do campo, Oscar. Estava dando certo, mas o metalúrgico Alexandre considerava o 1 a 0 um tanto perigoso. “Está legal assim, mas o Inter pode atacar mais. Seria bom fazer mais um gol no primeiro tempo, para encaminhar a vitória. Depois, no segundo tempo, dá para fazer mais uns três”, idealizou, otimista.

Condizendo com a opinião de Alexandre, o Inter atacou mais, pressionou, mas o primeiro tempo acabou sem o desejado segundo gol colorado. Em boa parte do segundo tempo, o desenho da partida foi praticamente o mesmo – pressão do Inter e o Grêmio se segurando. Mas a expulsão do volante argentino Guiñazu, do Inter, aos 24 do segundo tempo, alterou a história do jogo. O Grêmio passou a acreditar mais nos seus ataques, e o gol de empate, que levou a decisão para os pênaltis, veio aos 42 minutos, com Júnior Viçosa.

Infelizmente para Alexandre, a vitória do Inter não veio com cinco gols no tempo normal, mas o torcedor assistiu ao seu time vencer o Grêmio na disputa por pênaltis e comemorar o título da Taça Farroupilha.

Cada torcida com uma conquista, mas só uma delas terá o título maior

Depois da vitória, passeata colorada em Panambi – mesmo assim, gremistas que transitavam de carro naquele momento não hesitaram em balançar para fora do veículo camisetas ou bandeiras do Grêmio. No dia 9 de março, os gremistas comemoraram a conquista da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão. No dia 1° de maio, os colorados saíram às ruas e celebraram o título da Taça Farroupilha. No dia 15 de maio, data do segundo e último Gre-Nal da grande final do Campeonato Gaúcho 2011, vamos saber qual será a torcida que poderá comemorar a maior das conquistas deste Gauchão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário