Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comunicação Social da Unijuí participa do Intercom Sul 2011




Entre os dias 26 e 28 de maio ocorre o sétimo Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. São seis congressos anuais da área com o selo Intercom, entre eles, o Intercom Sul, cujo tema nesse ano  discute“Quem tem medo da pesquisa empírica?”. Durante o evento são debatidos tópicos em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros.
O Intercom é dividido em três categorias. A unijuí inscreveu um trabalho em Divisão Temática, sete no Intercom Junior e uma fotografia na Expocom.

As divisões temáticas incluem trabalhos de graduados, mestres e doutores em comunicação que realizam um debate sobre a realidade da área. Nesse ano a professora Vera Raddatz vai apresentar “Reflexões sobre as TICs no processo de formação do conhecimento” na DT Interfaces Comunicacionais.

Na categoria do Intercom Junior a Unijuí inscreveu os seguintes artigos, “Pesquisa empírica em comunicação: a experiência do Projeto Fronteiras”, de Elenise Carneiro, Michelle Tjäder, Marília Munareto. Nessa categoria a Unijuí ainda apresenta ‘Pesquisa empírica na interface da comunicação e da educação’ por Vanessa Bruinsma e Patricia Kuhn; ‘A Influência de Séries e Sitcoms Anglo-Americanas na Conduta dos Adolescentes de Ijuí’ por Gisele Noll; ‘Telejornalismo: a Notícia sendo considerada como uma Mercadoria’ por Micheli Thiesen; ‘Publicidade e Aids: análise dos comerciais veiculados pela mídia eletrônica’ por Diogo Ferreira; ‘O impacto da mídia televisiva na educação das crianças’ por Rafaela Constância Hening; e ainda ‘Teoria da recepção e as reportagens sobre as falhas do Enem’ por Patricia Kuhn. Esse artigo é resultado da análise de reportagens sobre as falhas do Enem em 2010 em dois meios de comunicação. O estudo dialoga com a Teoria da Recepção e discute sua relação com a abordagem do assunto nos meios. 'Para a realização desse trabalho realizei uma análise em cima da matéria veiculada no Bom Dia Brasil, do dia 08 de novembro e a matéria publicada na Veja, do dia 17 de novembro de 2010", explica Patricia.
Paralelo ao Intercom Sul ocorre também a Expocom. A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação é um prêmio destinado aos melhores trabalhos produzidos por alunos de graduação. A Unijuí nesse ano teve a fotografia ‘Pés de Valsa’ classificada na categoria Fotografia Jornalística, na modalidade Jornalismo. A foto da aluna Patricia Kuhn concorrerá com outras três a melhor da região sul nessa categoria.

A estudante desenvolveu o trabalho na Expoijuí/Fenadi 2010 na disciplina de Fotojornalismo do curso de Comunicação Social. Patricia explica que foi um trabalho no qual buscou o olhar criativo do fotógrafo. “A fotografia tem papel fundamental na produção jornalística impressa e também online. Apesar do caráter informativo percebe-se que há uma necessidade de estímulo à criatividade nas fotografias atuais. O diferente, o detalhe, o instante, me motivou e deve servir de estímulo aos profissionais para a busca de um novo olhar sobre a fotografia jornalística”.

Os finalistas da Expocom serão conhecidos no último dia do evento e irão posteriormente concorrer no Intercom Nacional com os finalistas dos outros congressos regionais. O intercom Nacional acontece em Refice, nos dias 2 a 6 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário