Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alunos do Trânsito

Estamos nos preparando para uma nova vida, um tanto conturbada, mas bem mais independente. Hoje somos alunos, mas em um futuro próximo estaremos nos aventurando pelas ruas e estradas deste país, que por sinal estão em péssimas condições. Estamos eufóricos para conquistar esta permissão que nos trará a condição de “condutores”. Condutores que acordam cedo ou tarde todos os dias, dispostos a cumprirem suas tarefas do cotidiano. Porém, ao entrarem no carro ou subirem em suas motocicletas, habituais meios de locomoção, e se direcionarem às ruas, o “transtorno” começa.
Logo, estaremos em meio ao bando de “costureiros” que assombram ao meio dia e às seis da tarde e que não dão passagem aos demais veículos, nem respeitam paradas obrigatórias. Mas não saímos das aulas práticas sem ter noção desta louca rotina em que estaremos inseridos. As 20 aulas práticas servem para isso, para você empacar em uma rótula congestionando o trânsito da cidade, enquanto 50 motoristas atrás de você estão desesperados por passagem buzinando e xingando. Então você olha para seu instrutor que já está nervoso e que resolve tirar o carro dali. Na condição de aluno você se pergunta o porquê disso tudo. Afinal eu nunca havia entrado em uma rótula.
O desrespeito é demonstrado pelos experientes condutores, que sem paciência, buzinam e ultrapassam os aprendizes, esquecendo-se que um dia já passaram por esta situação, e que seus filhos e netos logo poderão enfrentar o mesmo desafio. É inimaginável aprendermos a trocar um pneu apenas com aulas teóricas. A maioria é aprovada sem ao menos saber onde fica o cano de descarga do carro.
Profissionais dos centros de formação de condutores rezam para que estejamos prontos em apenas 20 aulas, mesmo sabendo que nunca estaremos preparados o suficiente para enfrentar a maratona do trânsito e realizar as manobras necessárias para escapar dos vários motoristas imprudentes. Motoristas estes, que fazem de seus veículos “armas” potentes que apontam para todos os demais condutores, mas esquecem de que várias outras “armas” estão à sua espera na próxima esquina.

Andressa Streicher e Kassieli de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário