Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Maria, a estagiária


- Maria, Maria!, grita o chefe.
Quando ela chega até a sala, vê uma pilha enorme de folhas para fazer xerox. Vida de estudante e estagiário é assim mesmo: qualquer trabalho, menos um que interesse.
Enquanto faz xerox, ela sonha com o dia em que vai aparecer na TV como jornalista e apresentadora responsável pelo Jornal Nacional – logo após a aposentadoria da Fátima Bernardes; sonha ainda com o momento em que vai frequentar festas importantes, com pessoas famosas e quando vai ser multimilionária.
Mal sabe ela que vida de jornalista nem sempre é assim – leia-se quase nunca, uma em um milhão de chances. Noites sem dormir fechando edição de amanhã, matérias rejeitadas ou simplesmente com partes cortadas pelo editor, para no final, seu nome não ser reconhecido ou divulgado. Trabalhar o dia inteiro e dormir nas aulas da faculdade durante a noite. Fazer plantão justo no final de semana daquela festa que tanto esperava. Veste-se de manhã, olha no guarda-roupa e não encontra aquelas roupas de grife.
Maria olha para os pés. O All Star desbotado, sujo também e rasgando do lado; a calça jeans surrada, a camiseta da empresa que é grande demais para ela. Pensa no dia em que vai usar terninho, como a Fátima Bernardes ( olha como ela sonha em ser global), que vai usar salto e sentar em uma bancada para um programa de TV ou ser entrevistada pela Marilia Gabriela como jornalista revelação do ano.
A máquina do xerox apita. O telefone toca. O chefe grita.
Maria, em voz baixa, faz uma promessa para ela mesma: “Nunca mais vou ser estagiária”. Mal sabe ela que estagiário, no futuro, se torna um dos melhores profissionais – e mais disputados!


Gislaine Windmöller e Daniele Santos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário