Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O recheio da polenta

Colocar a água pra ferver e acrescentar sal e manteiga. Assim que iniciar a fervura basta acrescentar a mistura pronta de polenta e, então, é só mexer sem parar. Fácil, não?! Pois é, essa é uma das opções de almoço de muitos estudantes. Porém essa facilidade não é a essência da vida deles. Passar horas na escola e ainda ter que estudar em casa para retomar a matéria diária, além de memorizar tudo para aquela prova terrível de matemática chega a dar arrepios. Agora imagine você ser um estudante universitário. Grande parte dos que estudam em universidades particulares trabalha muito para conseguir pagar a mensalidade do curso. Depois de um dia cansativo de trabalho, das aulas intermináveis e das inúmeras tarefas e provas que eles precisam realizar, o mínimo esperado é um transporte confortável e tranquilo para ir e voltar da faculdade. Claro que isso é pedir demais!
Mesmo após passar horas exercitando a mente o corpo nos mais diversos trabalhos que – como universitários “duros” tendo que pagar, além da faculdade, o aluguel, gás, luz e alimentação – eles ainda precisam enfrentar ônibus cheios com gente amontoada em pé e nos bancos. Imagine só no inverno, onde as janelas se mantêm fechadas por conta do frio, com todo mundo tossindo e espirrando. Nojento, no mínimo, mas real.  O pior é a volta. O ônibus parece ainda menor, pois acolhe também aqueles que vieram de carona e agora precisam voltar de coletivo.
No caso de Ijuí, os ônibus do transporte público são “carinhosamente” chamados de ‘polentões’ por serem amarelos. Sendo assim, é impossível não comparar os inúmeros acadêmicos amontoados nos ônibus com o recheio de carne moída, da polenta que minha avó fazia. A situação de transporte público enfrentado pelos universitários é complicada, mas necessária tendo vista que o custo de um carro ou moto acaba saindo totalmente do orçamento. Mas como esperança de universitário é a última que morre, ainda acreditamos que melhores condições sejam oferecidas para os alunos que utilizam esse meio de locomoção.
Talita Mazzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário