Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A cultura que vai além das frequências

Em uma cidade com pouco mais de seis mil habitantes, não é uma tarefa tão simples manter e cultivar tradições, que preservem a cultura do município, seja através de música, dança, gastronomia, ou qualquer outro tipo de programação que envolva as pessoas, de forma a prender a atenção do público das mais variadas faixas etárias. Mas quando algo  é feito com amor e dedicação acima de qualquer outro objetivo, os resultados são os melhores e tornam-se surpreendentes.

Em Ajuricaba, uma pequena cidade situada a cerca de 30 Km de Ijui, o gosto pela etnia italiana vem crescendo consideravelmente há 10 anos. Crianças, jovens, adultos e principalmente idosos não deixam de demonstrar seu carinho e apreço pela cultura.
No ano de 2000 um grupo de pessoas iniciou suas atividades com a intenção de criar no município uma Rádio Comunitária, buscando levar aos moradores que antes não possuíam rádio no município, uma programação variada que veiculasse informação, música e valorização da cultura local. Em setembro de 2001, o sonho tornou-se realidade, com a Cultura FM 104.9.
A repercussão foi muito positiva entre os moradores, que desde o inicio demonstraram carinho pela programação, através de pedidos musicais por ligações, visitas à rádio, e até mesmo cartinhas. Mas o apreço dos ouvintes passou a ser mais notado quando integrantes da diretoria resolveram criar o “Programa dos Italianos”. Aos sábados, das 8h30min às 9h30min, os apresentadores Deoclenio Luiz Bertollo e Olímpio Bandeira despertaram no público a paixão pela etnia, por meio de uma linguagem simples, locução em italiano e músicas em italiano. O sucesso foi tanto que seis meses depois o programa passou a ser apresentado aos domingos, das 20 ás 22, e continua ate os dias atuais.
Um dos apresentadores do programa, Deoclenio Bertollo salienta: “a programação é feita com muito amor, procuramos levar a todos os públicos um pouco de conhecimento sobre a língua italiana, e para as pessoas mais idosas que cresceram ouvindo seus pais e avós falando em italiano não existe nada melhor”. Ele explicou que a idéia do programa surgiu porque há uma significativa quantidade de pessoas de origem italiana no município. Então, procuraram pensar em algo que cativasse esse público. E Hoje, o programa conta com cerca de sete personagens interpretados por apenas duas pessoas, são eles: o Nono, a Nona, o Ferro Velho e o Alemão interpretados por Volmar Bertollo,e o Caminhoneiro, e o Jangolino e Frigolino interpretados por Celço João Bertollo. Para os personagens, o programa contribui para a comunidade principalmente por cultivar a etnia e por ser de cunho humorístico. Deoclenio ressalta a paixão pela profissão: “Para mim é a mais gratificante do mundo e acho que qualquer dinheiro não cobre a alegria de encontrar as pessoas na rua e elas te chamarem pra pedir uma música no próximo programa, ou de receber um cartão de Feliz Natal dos ouvintes, por exemplo. É muito gostoso perceber que pessoas de outras etnias também ouvem a programação e procuram entender a língua, havendo uma troca de cultura muito grande durante a programação, e isso também tem muita importância.
Bertollo  conta que todo o ano acontece um Encontro dos Programadores de Rádio do Talian do Brasil e Encontro dos Meios de Comunicação Italianos no Brasil., promovido pela Federação das Associações Ítalo-Brasileiras (FIBRA), a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA), com apoio da Federação dos Vênetos no Rio Grande do Sul, presidida por Paulo Massolini. Desse encontro participam muitos descendentes, simpatizantes e locutores de outras rádios de todo o Estado que também possuem uma programação voltada a essa etnia, onde acontecem cantorias italianas, teatros, feira do livro, exposições, festa ítalo-gaúcha, shows de integração, trabalhos de cultura, entretenimento, integração entre os participantes, entre outras programações. “Nos últimos dois anos o Encontro ocorreu na cidade de Serafina Corrêa, e Ajuricaba lotou ônibus para participar, levamos uma pessoa para filmar o encontro, e além de todas as atrações ainda houve uma emocionante missa italiana rezada por um padre que nasceu na Italia, também tivemos palestras com uma pessoa que veio diretamente da Italia para palestrar, ele nos mostrou vídeos de como é os ensinamentos na Italia para as crianças, depois podemos acompanhar um Baile Italiano”, frisa o apresentador.
Enfim, não é difícil entender o quanto a programação transformou-se em algo positivo e de sucesso. Para o Diretor da Rádio, Élio José Toso, 49 anos, ocupante deste cargo desde 2009, este trabalho tem muita importância: “Além de ser uma programação bacana, resgata a cultura e a língua Italiana acima de tudo, trazendo um pouco daquilo que nossos antepassados trouxeram da Itália e disseminaram em nossa região, e hoje, através do programa dos italianos podemos vivenciar não só os costumes, mas um pouco daquilo que os primeiros imigrantes nos mostram” salienta o diretor, que acredita que o fato de o programa trazer contos italianos, brincadeiras e uma parte humorística é um dos grandes responsáveis pela audiência.
A programação é ouvida em sua maioria por pessoas de mais idade, mas nem por isso os jovens deixam de ouvir. Rosandro Andre Brigo, 29 anos, é um exemplo disso: “Todos os programas que trazem algo cultural contribuem para as pessoas. No caso do programa italiano, há um resgate de muitas das expressões que nossos avôs falavam. Traz a lembrança e a continuidade de uma integração familiar. Traz o ensinamento de uma língua, que não pode se perder no tempo. Novas gerações conseguem dar prosseguimento ao estilo trazido da Itália, pelos imigrantes, há mais de um século, e as imitações de antepassados e personagens fictícios trazem alegria nos domingos de noite. As músicas tocadas, as histórias contadas e a língua falada no programa são fundamentais para a continuidade do gosto pela nossa descendência”, comenta. Ele vê como um dos diferenciais do programa a forma alegre e descontraída com que é apresentado: “Sempre motivando risos dos ouvintes. A noite fica bem mais animada como rádio ligado no programa. A criatividade utilizada pelos apresentadores sem dúvida é uma motivação para continuar sintonizado”. Rosandro diz que a programação provoca lembranças dos antepassados. “A forma como eles agiam e se comunicavam, permanecem vivas dentro de cada ouvinte, que além de ter no sangue a descendência de imigrantes, pode ter também em seu dia-a-dia a cultura trazida de forma verdadeira através deste tipo de programa”.
E para as pessoas de mais idade, o programa contribui ainda mais: “Quando chega o domingo eu faço cedo o serviço no interior, pras oito horas estar pronto e com o radinho ligado. Como eu moro no interior, não é em todos os lugares que o rádio sintoniza, então a gente vai à parte mais alta da casa, arrumamos um chimarrão e ficamos lá ouvindo, eu, minha esposa e meus netos. Quando ligamos pra pedir música e participar da programação, caminho cerca de 1 Km até encontrar um lugar que funcione o celular, e isso não é nenhum esforço pra mim. A gente sente como se fizéssemos parte dessa programação. As vezes os locutores soltam trechos de áudio que foram gravados há muito tempo atrás, tem uma gravação em que eu posso ouvir meu pai jogando ‘mora’, um jogo da etnia Italiana, e sempre que eles colocam esse trecho eu me emociono muito, e imagino a cena” conta Daisi Bandeira, 69 anos, residente na Linha 22, interior do município. “Enquanto eu tiver forças eu vou continuar todo domingo mantendo o costume de ouvir o programa, e eu nem preciso insistir para o meu neto Daniel de apenas três anos e minha neta Milena de 12 anos virem aqui pra ouvir comigo, pois para eles isso também é prazeroso. Os locutores fazem o programa ser tão diferente dos normais, parece que eles estão conversando conosco”, conclui  Daisi.
Já para o presidente da Rádio, Marcos Carvalho, algo que lhe chama muita atenção é que está se expandindo o número de ouvintes pela internet: “criamos um blog e um site no ano passado, possibilitando às pessoas  ouvirem a rádio via internet e mais uma vez surpreendemo-nos com o resultado positivo, pois em todas as programações as pessoas se manifestam, dizem que estão ouvindo dos mais diversos lugares do Brasil”, comenta ele, que diz ainda: “Hoje temos ouvintes assíduos no Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, sendo na maioria pessoas que já moravam em Ajuricaba e foram embora, ou pessoas que têm parentes aqui, e através das programações procuram manter-se ligados às pessoas, às raízes daqui. Incrivelmente, o programa dos italianos, é um dos que mais há manifestos das pessoas que ouvem a rádio online e moram fora, elas aproveitam esse momento para mandar abraço aos irmãos que vivem em Ajuricaba, parentes, pais e amigos. Às vezes, quando alguém liga de longe colocamos a pessoa ao vivo para falar, e isso também é muito legal” comenta Marcos.
A fidelidade dos ouvintes na programação também é muito perceptiva, na medida em que há pessoas que ligam todo  dia apenas para lembrar que estão ouvindo.
Enfim, não há duvidas de que a iniciativa deu certo e superou as expectativas não somente dos ouvintes, que ganham de presente uma programação variada e repleta de alegria, mas também traz felicidade aos dirigentes da radio, que vêem seu trabalho indo além do município, da região, do estado, e chegando até as famílias, cativando de crianças a adultos, na cidade e no interior.

Um comentário: